A gestão de organizações, em particular das empresas, é o processo de alinhar pessoas e actividades na prossecução de objectivos comuns de forma eficiente e eficaz. A gestão tem muitas facetas, sendo as mais comuns o planeamento, a organização, a direcção e o controlo de actividades e pessoas pertencentes a uma organização.
Há também uma grande variedade de estilos de gestão, que dependem da organização, do meio envolvente e dos objectivos a atingir. O estilo de gestão não deve ser sempre o mesmo, deve adaptar-se e renovar-se continuamente. A gestão pode assim ser considerada uma arte que requer um conhecimento vasto de diferentes domínios e uma adaptação constante. hoje, a gestão combina diversas competências, analíticas e organizacionais, para definir objectivos comuns.
Há também uma grande variedade de estilos de gestão, que dependem da organização, do meio envolvente e dos objectivos a atingir. O estilo de gestão não deve ser sempre o mesmo, deve adaptar-se e renovar-se continuamente. A gestão pode assim ser considerada uma arte que requer um conhecimento vasto de diferentes domínios e uma adaptação constante. hoje, a gestão combina diversas competências, analíticas e organizacionais, para definir objectivos comuns.
Nas empresas, a gestão tem de ser ágil. A competitividade dos mercados pressiona a gestão a cumprir prazos, a produzir ou servir com grande nível de qualidade e a trabalhar de forma muito flexível e interactiva com os clientes. O lucro é o principal objectivo da gestão de empresas.
As técnicas de gestão podem ser aplicadas não só a organizações como também a processos, tarefas ou projectos. Podem mesmo ser aplicadas aos próprios gestores, como acontece com a gestão do stress, do tempo, da carreira, das finanças pessoais ou dos relacionamentos profissionais, por exemplo; Cálculo do custo de produção, preço de venda e análise resultados.
0 comentários:
Postar um comentário