Flash News
Mail Instagram Pinterest RSS
Mega Menu

Grupo Estácio na Bolsa de Valores


Estácio Participações S.A. ("Estácio"), com sede no Rio de Janeiro, Brasil, é uma das instituições líderes de ensino superior privado na América Latina, com mais de 313 mil alunos. A companhia foi fundada em 1970 e sua rede de ensino atual consiste em uma universidade, quatro centros universitários, 34 faculdades e 52 unidades de
ensino a distância reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com cobertura nacional. Ela é representada por 77 campi nos principais centros urbanos de 20 estados, estrategicamente localizados próximo às casas e / ou locais de trabalho de seu público-alvo, que consiste de trabalhadores de média e baixa renda.

A Estácio fez seu IPO em 2007. Em Março de 2008, quando tinha aproximadamente 200 mil alunos em 71 campi, o GPCPIV (fundo administrado pela GP Investments) adquiriu uma participação de 20% na companhia.


A tese de investimento foi basicamente suportada por (i) sólidos fundamentos da indústria; (ii) oportunidades de consolidação dado que o mercado era altamente fragmentado; e (iii) um espaço claro para melhoria nas operações, processos e produtos, principalmente através da introdução de ferramentas gerenciais normalmente utilizadas nas companhias de portfólio da GP.


Desde 2008, a ingerência da GP Investments na Estácio foi instrumental, tendo a GP participado ativamente da gestão da companhia e auxiliado na condução de um processo de turnaround operacional de bastante sucesso. O time, liderado por Eduardo Alcalay, não apenas implementou uma cultura orientada para resultados e processos de centralização eficientes, em um ambiente meritocrático, mas também desenvolveu um novo modelo acadêmico baseado em programas educacionais de alta qualidade.

Nos últimos anos, a Estácio progressivamente melhorou seu desempenho financeiro e operacional, criando elevado valor aos seus acionistas e oferecendo melhores programas educacionais a seus alunos. A companhia obteve um crescimento significativo em sua margem EBITDA no período, graças às altas taxas de crescimento na captação de alunos e à alavancagem operacional. Atualmente, a Estácio está bem posicionada e equipada com um time de gestão sólido para continuar sua trajetória de crescimento sustentável e rentável.


O turnaround levou mais tempo do que o inicialmente planejado por conta da complexidade existente em administrar uma companhia educacional em um ambiente desafiador. No entanto, a decisão da Estácio de reduzir o ritmo de crescimento inorgânico enquanto o turnaround estava em seu momento mais crucial foi correta: permitiu à companhia estabelecer com sucesso as bases para uma estratégia de crescimento mais agressiva e, de 2011 em diante, a Estácio começou a entregar resultados muito melhores e aumentou o foco nas fusões e aquisições.

Como consequência, a Estácio registrou em 2012 expressiva valorização de 134% (em moeda local) em suas ações, num reconhecimento do mercado à consistência de seus ganhos de eficiência e à estratégia de expansão das operações.

A GP Investments iniciou seu processo de desinvestimento em Janeiro de 2013, por meio de uma venda secundária quando de uma oferta adicional de ações realizada pela companhia. Vendas em bloco (‘block trades’) foram realizadas nos meses subsequentes e a saída final ocorreu em 19 de setembro de 2013. O investimento bem sucedido na Estácio retornou à GP Investments e seus limited partners um múltiplo de 2,3x em relação ao investimento original, em aproximadamente cinco anos, com uma TIR resultante de aproximadamente 18% em dólares americanos.

0 comentários:

Postar um comentário